RECORRENDO AO DESIGN PARA RESGATAR AS RAÍZES DO ATENDIMENTO MÉDICO DE CONFIANÇA.

Como a REDOOR ajudou o urologista Dario Brito Reis a recriar a confiança do médico da família?

Desafio

Criar uma experiência médica diferenciada e disseminar a importância do acompanhamento urológico para a saúde das pessoas, quebrando as barreiras de que o urologista cuida apenas de homens.

Resultado

Um novo posicionamento de marca mais humana, integrando arquitetura de conteúdo, design gráfico, design de serviços e estratégia de comunicação.


Cuidar da saúde pode ser um incômodo muito maior do que a própria doença. Longas horas de espera, atendimentos superficiais, falta de um bom atendimento, estrutura e conteúdos nada fáceis de entender podem se tornar um processo exaustivo. Com o dia a dia cada vez mais cheio de tarefas, as pessoas têm deixado para ir ao médico apenas em um momento de extrema necessidade.

Um urologista chamado Dario Reis veio com a missão de mudar esse cenário com o objetivo de resgatar a cultura do médico da família, mais humano, dedicado e orientador à prevenção. Essa necessidade o trouxe a REDOOR para entender o que as pessoas pensam em relação ao atendimento médico, como criar experiências médicas mais positivas e como estimular a cultura da prevenção familiar.

A REDOOR mapeou diversos perfis de pacientes e desenvolveu uma pesquisa profunda para entender a relação dos pacientes com cada ponto de contato com a clínica ou consultório médico. Eles foram divididos em personas.

Mapeamento de personas e das necessidades de usuários por sexo, idade e comportamento.

Dentro das experiências pesquisadas, ficou evidente que o atendimento, a acessibilidade, o tempo de espera e a indicação de outros pacientes eram pontos-chave a serem trabalhados. A equipe da REDOOR então desenvolveu diversas modificações na jornada do paciente dividindo-a em 3 categorias principais: plataforma digital, estrutura física e comunicação.

 

Plataforma digital

Para facilitar o processo, a comunicação e a interação com os pacientes mais voltados à tecnologia, foi desenvolvido um novo website considerando todas as necessidades para agilizar o atendimento sem perder a humanidade.

 

1 – Conteúdo e identidade

Os conteúdos foram elaborados pensando em facilitar o entendimento dos pacientes em relação às doenças, aos sintomas e métodos de prevenção, com formas gráficas e textos em um tom de voz mais amigáveis. O logotipo e a identidade visual também foram reconstruídos para reforçar o conceito.

Novo logotipo e identidade trazendo aspectos mais humanizados.

 

Novo website pensado na melhor experiência de usuário.

 

Apresentação gráfica dos tipos de serviços realizados pelo Dr. Dario Reis.

2 – Atendimento humanizado

Para garantir que todos os pacientes sejam atendidos da mesma forma, com bastante atenção e considerando o estado psicológico em que estão, foram desenvolvidos mapas de atendimento por blueprinting, que orienta a equipe sobre como deve proceder em cada caso.

Mapeamento por blueprinting para todo o processo de atendimento da clínica.

Estrutura física

 

1 – Recepção

Para mostrar que a clínica valoriza o tempo do paciente, foi criado um sistema de espera chamado “Hora certa”. Esse sistema garante que, se o paciente chegar no horário marcado, será atendido no tempo certo, sem atrasos.

2 – Consulta

No processo de consulta foi incluída uma ficha de anamnese familiar que possibilita ao Dr. Dario mapear a cada consulta algumas informações relacionadas aos familiares dos pacientes. Dessa forma, ele pode indicar materiais que orientem cuidados com hábitos diários para prevenir doenças urológicas, estimulando assim o conceito de cuidado em família.

Materiais gráficos de orientação urológica segmentado para diversos perfis de públicos, definidos por idade e sexo.

Comunicação

 

Para ajudar o paciente a lembrar de suas necessidades médicas, foram criados alguns processos de comunicação pós-consulta, incluindo pesquisa de satisfação da experiência que teve na clínica, envios de conteúdos relacionados à prevenção urológica, lembretes de remarcação de longas datas, entre outros.

Materiais de comunicação desenvolvidos.

Quer saber mais sobre o Dr. Dario Reis acesse www.darioreis.com.br

TAGs: